— Sobre a oficina
A oficina abordará tópicos relacionados às teorias e práticas da criação sonora digital e suas aplicações no contexto criativo do cinema fulldome. Apresentaremos métodos e ferramentas para criação e finalização com foco no desenvolvimento de experiências sonoras imersivas para planetários, processos de espacialização sonora tradicionais, ambisônica e dolby atmos. A atividade será voltada para organização de um projeto sonoro para fulldome utilizando DAWs como Ableton Live e Logic Pro X, os quais veremos as possibilidades para experimentações sonoras criativas e os padrões para finalização, exportação de áudio final nos formatos ideais para os planetários.
— Vagas: 40
— Pré-requisitos: É recomendado, mas não obrigatório, possuir algum conhecimento sobre áudio digital. Ideal para músicos, produtores musicais, designers, artistas, criadores de experiências audiovisuais e interessados na área sonora.
— Material necessário: Interface de Áudio, Fone de Ouvido, DAW da sua preferência.
Professor Assistente em Design de Interfaces no CECULT – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Músico, Produtor Musical, Artista Multimídia, Pesquisador de música e novas tecnologias, graduado em composição musical (2013) e mestre em arte e tecnologia (2016) pela UnB e doutorando em poéticas tecnológicas pela UFMG. Atua no cenário da música e da arte tecnologia, com experiência em pesquisa e criação artística das relações entre o som e a imagem, com trabalhos apresentados no Brasil e diversos países. Desenvolve pesquisas de criação de obras para fulldome (cinema para planetários), projeção mapeada em discos de vinil, música e tecnologia.
Para se inscrever, aponte a câmera do seu telefone para o QRCode ou clique no botão “inscrição” acima.
— Sobre a oficina
A oficina irá abordar o uso do software TouchDesigner (gratuito) para criação de visuais em tempo real e como preparar essas imagens para serem projetadas em um contexto de Fulldome. Alguns sensores comuns serão explorados para tornar esses visuais reativos (como microfones) e interativos (como webcam e mouse).
— Vagas: 10
— Pré-requisitos: Não é necessário nenhum conhecimento de programação.
— Material necessário: Computador com o software TouchDesigner instalado.
Artista digital, educador e especialista em novas mídias. Sua pesquisa gira em torno da exploração das possibilidades criativas de tecnologias digitais emergentes. Seus interesses são: arte generativa, visuais em tempo real, instalações interativas e experiências imersivas. Atualmente, investiga as possibilidades generativas da inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Para se inscrever, aponte a câmera do seu telefone para o QRCode ou clique no botão “inscrição” acima.
— Sobre a oficina
A oficina parte de uma breve introdução sobre o comportamento da luz, fomentando um maior entendimento sobre o funcionamento da tecnologia LASER e dos projetores de “lasershow” (como se costuma chamar para diferenciar dos projetores de vídeo à laser). Além disso, será abordado o uso criativo no campo estético e como é possível explorar diferentes possibilidades artísticas com as qualidades especificas dessa luz. Cada vez mais utilizada em instalações, performances e eventos, esta tecnologia será abordada a partir do compartilhamento do processo criativo, da pesquisa e da produção artística realizada últimos 5 anos entre intervenções urbanas, instalações e shows em diálogo com diferentes artistas, movimentos sociais e culturais entre Brasil e Europa.
— Vagas: 25
— Pré-requisitos: sem pré-requisitos.
Artista multimídia, que atua pela Luxz_ e no Ato_ . Intervindo com seus disparos_estéticos na sociedade do espetáculo, em realizações culturais, manifestações políticas, rituais contemporâneos nos palcos e pistas, ocupações e espaços públicos. Sua pesquisa atual se aprofunda nos recursos táticos e visuais do Las3r_ para realização de ações de intervenção urbana, na natureza, performance e de audiovisual expandido.
Foi bolsista em colégio internacional na Noruega presidido por Nelson Mandela onde viveu com pessoas de 90 países. Volta ao Brasil para graduar-se em artes visuais na ECA-USP. Sua trajetória profissional tem atuação por todo o Brasil, e também pela America Latina, Europa e Oriente Médio sempre realizando seus “disparos_” por onde passa. Ligado ao seu passado de resistência e pela batalha por uma abertura de linguagem capaz de rasgar futuros no presente.
Para se inscrever, aponte a câmera do seu telefone para o QRCode ou clique no botão “inscrição” acima.
— Sobre a oficina
Este taller explora los conceptos básicos de la creación musical en tiempo real utilizando TidalCycles, un lenguaje de programación basado en patrones que permiten a los usuarios secuenciar fácilmente muestras sonoras y sintetizadores, procesarlos y controlar su sonido escribiendo y ejecutando líneas de código. Su sintaxis se mostrará mientras se crean diferentes beats algorítmicos y todos los participantes practicarán en una plataforma basada en el navegador.
— Vagas: 250
— Pré-requisitos: Conocimientos musicales y de programación son deseables pero no obligatorios. No se recomiendan los dispositivos móviles.
*esta oficina será apresentada em espanhol.
Iris Saladino is a live coder based in Buenos Aires, Argentina, member of CLiC (Colectivo de Live Coders) and TOPLAP. She studied Music and Electronic Arts and performed in several national and international events and festivals. Her music delve into transmedia and genre mixture, while exploring technical capabilities as multichannel output, body sensory and custom control systems.
Para se inscrever, aponte a câmera do seu telefone para o QRCode ou clique no botão “inscrição” acima.
— Sobre a oficina
Nesta Master Class os participantes vão ficar a conhecer as ferramentas para fulldome de “software” imersivo criadas pelos United VJs. Esta suite de software é composta pelo Blendy Dome VJ (fulldome mapping software) a Blendy 360º CAM para o Cinema 4D (criação de conteúdo 3D) e uma série de plugins chamados FDVJ para serem usados nos softwares de VJ. Nesta sessão online de 2 horas vai também ser abordado o workflow dos United VJs para criação de conteúdo imersivo usando o Blendy Dome VJ como software de pré-visualização.
— Vagas: 250
— Pré-requisitos: Idealmente estes seriam os softwares a instalar: Cinema 4D + Blendy 360 Cam; Resolume + FDVJ; Blendy Dome VJ (Mac only). Licenças demo serão enviadas aos inscritos.
Pedro Zaz, artista português que trabalha internacionalmente com VJ, Video Mapping, Fulldome e Audio 3D. É co-fundador de um dos mais aclamados coletivos internacionais de vídeo, os United VJs. Pedro é também um dos diretores do festival de cinema FULLDOME UK.
Roger S. é VJ e programador criativo especializado em desenvolver softwares e ferramentas para animação, projeção de vídeo mappeada, instalações interativas e jogos para várias plataformas. Roger desenvolveu muitas ferramentas como o Blendy Dome VJ e a Blendy 360º CAM.
Ambos atuam como professores da plataforma do VJ University, que proporciona ao redor do mundo, um vasto conhecimento sobre arte e tecnologia.
Para se inscrever, aponte a câmera do seu telefone para o QRCode ou clique no botão “inscrição” acima.